Nutrição Esportiva

Numa alimentação equilibrada cerca de 25% do total deve ser composto de lipídios e o restante dividido entre proteínas e carboidratos. Para atingir essa proporção de lipídios são necessárias algumas modificações na alimentação. Evite a ingestão de alimentos como manteiga, margarina, maionese, além de reduzir o consumo de gorduras hidrogenadas presentes em sorvetes, biscoitos, batatas fritas. Diminua o consumo de alimentos fritos, retire a gordura aparente do presuntos, da carne e evite comer a pele do frango. Dê preferência a alimentos com baixo teor de gordura e consuma derivados do leite desnatados. 


Os Carboidratos
Fornecem energia e devem ser consumidos em quantidades suficientes para permitir resistência ao exercício.Os carboidratos são estocados sob forma de glicogênio nos músculos e no fígado. Por isso, uma alimentação adequada em carboidratos é fundamental para que o indivíduo tenha um rendimento melhor no exercício e demore mais tempo para chegar à exaustão.


As Proteínas
As necessidades de proteína durante o exercício dependerão do tipo de atividade e da intensidade do mesmo. Portanto, praticantes de atividade física que só se preocupam em consumir grandes quantidades de proteína e esquecem os outros nutrientes como carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais estão dificultando o ganho de massa muscular e ingerindo uma alimentação que gera menor resistência ao exercício. 


Os Lipídios 
São as gorduras, que também têm importante função no corpo. Formam as membranas de nossas células, sendo usados para formar nossos hormônios e transportar vitaminas.




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