Dicas e Receitas




Receitas Saudáveis 




 

É possível comemorar o Natal com uma ceia deliciosa e mais saudável? Siiim! Veja essa receita de Bolo de Cacau (receitinha da @belagil) com nozes e amêndoas.




Ingredientes

·         1 pacote de Bolo de Cacau com Babaçu Orgânico Mãe Terra por Bela Gil

Ingredientes para o preparo básico do bolo:

·         1 xícara de chá de água (240mL), 

·         1/3 xícara de chá de óleo vegetal (100mL)

·         1 colher de sopa de fermento químico em pó (12g)

Adicionais:

·         1/2 colher de chá de melado de cana

·         1/2 xícara de chá de água

·         1 colher de sopa de Cacau em Pó 100% Puro Mãe Terra

·         1/2 colher de chá de canela em pó 

Modo de preparo

1.    Pré-aqueça o forno em 170°C e unte uma forma redonda de 18cm de diâmetro com óleo, farinha de arroz integral, cacau e canela.

2.    Em uma tigela, misture os líquidos e em outra tigela misture os secos, acrescentando as frutas e castanhas.

3.    Acrescente os secos aos líquidos aos poucos, mexendo para homogeneizar. Bata na mão por 4 minutos ou por 1 minuto no liquidificador ou batedeira.

4.    Acrescente o fermento e misture delicadamente até homogeneizar novamente. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Para conferir se está pronto, pressione o bolo levemente com os dedos. Se não afundar, feito!

5.    Para fazer a calda, apenas misture os ingredientes em uma tigela, batendo com um garfo. Cubra o bolo e decore com nozes e frutas secas. Polvilhe canela para finalizar. Rende 1 bolo médio.




Segue aí uma receita MA-RA-VI-LHO-SA para você que é vegano ou vegetarino e tá pensando no que fazer na Ceia de Natal ou num jantar especial. A melhor parte? É super  simples! Anota aí:

Ingredientes
– Uma couve-flor grande
– Sal a gosto
– Azeite de oliva
– Molho Chimichurri orgânico da Legurmê

Modo de preparo
1. Em uma panela, adicione 2 dedos de água, salgue e coloque a couve-flor inteira. Com a panela semi-tampada e em fogo médio, deixe com que a couve-flor cozinhe no vapor até que esteja levemente macia.
2. Retire a couve-flor da água, escorra bem e coloque-a em uma assadeira previamente untada com um pouco de azeite.
3. Pincele azeite no restante da couve-flor e cubra-a com o molho Chimichurri. Você pode colocar alho, ramos de ervas e fatias de limão siciliano na assadeira para perfumar ainda mais a couve-flor enquanto assa.
4. Leve tudo ao forno a 220º por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja bem dourada. Retire do forno e utilize mais Chimichurri Legurmê para finalizar. É só servir !


Ingredientes:

 

3 xícaras (chá) de FATIAS SORA

5 dentes de alho amassados

6 colheres (sopa) de manteiga vegana ou creme vegetal

2 colheres (sopa) de vinagre 

1 cebola picada

4 colheres (sopa) de ketchup vegano

2 colheres (sopa) de mostarda

1 xícara (chá) de leite de coco

1 caixa de creme de leite vegetal

1 xícaras (chá) de champignon

Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto

 

Modo de preparo: 

 

Hidrate as Fatias conforme as instruções da embalagem e tempere com o alho, o vinagre, o sal, a pimenta do reino e o cominho. Reserve por aproximadamente 10 minutos. Em uma frigideira antiaderente, aqueça a manteiga vegana e doure a cebola e as fatias. Adicione o ketchup vegano, a mostarda e o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Coloque o creme de leite vegetal e os champignons e misture por mais 1 minuto. Sirva em seguida acompanhado de arroz e batata palha.

 

Rendimento: 4 porções



Quem aí ama chocolate? Essa receita com o Chocobelga é maravilhosa e super fácil de ser feita!

 Ingredientes: 1 colher (sopa) de chia 1 colher (sopa) de coco em pedaços 2 colheres (sopa) de Chocobelga Sanavita ½ xícara de leite de amêndoas 1 colher (sopa) de agave 1 colher (sopa) de coco ralado para finalizar 1 colher (café) de nibs de cacau para finalizar

 

Modo de Preparo: Misture a chia, o Chocobelga e o coco. Adicione o leite de amêndoas e o agave. Deixe por duas horas na geladeira ou de um dia para o outro. Finalize com coco ralado e nibs de cacau.

O que a vitamina B12 tem a ver com o diabetes?

Um assunto pouco falado entre pessoas com diabetes e mesmo no consultório do endocrinologista é a deficiência de vitamina B12. Esse é um nutriente fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e necessário para o bom funcionamento dos nervos e do cérebro. Sua carência está associada, portanto, a anemia, neuropatia (doença que acomete os nervos do corpo) e até demência. As principais fontes de vitamina B12 na dieta são leite, ovos, fígado, carne de porco, atum, salmão e truta. Porém, para ser absorvida lá no intestino, ela precisa se ligar a uma proteína produzida pelo estômago.

A carência dessa vitamina é muito mais comum em pessoas com diabetes tipo 1 e também com diabetes tipo 2, mas por mecanismos diferentes. Pessoas com diabetes tipo 1 têm um risco cinco vezes maior de ter deficiência de vitamina B12. Isso se deve ao fato de que o sistema imunológico delas chega a destruir as células do estômago que produzem a tal da proteína que se liga ao nutriente e permite sua posterior absorção. Como eu disse, sem a proteína, a vitamina não é aproveitada pelo organismo direito.

Tem mais: quem tem diabetes tipo 1 encara uma maior probabilidade de ter doença celíaca — condição inflamatória e autoimune que se agrava com a ingestão de glúten. A associação da doença celíaca com o diabetes, por sua vez, aumenta a propensão à deficiência da vitamina B12.

Com o diabetes tipo 2 a história é outra. O problema isoladamente não eleva o risco de faltar B12 no organismo. A questão está na metaformina, medicamento usado para tratar a resistência à insulina e controlar os níveis de glicose no sangue.

Tanto quem tem diabetes tipo 1 como indivíduos com o tipo 2 devem ter seus níveis de vitamina B12 avaliados periodicamente. Deficiências podem ser corrigidas com mudanças na dieta e suplementação a critério médico.

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/futuro-do-diabete/o-que-a-vitamina-b12-tem-a-ver-com-o-diabetes/

Videos

"A dieta cetogênica é muito antiga, no entanto, mais recentemente tem recebido atenção e, claro, muita balela é dita sobre isso. Neste vídeo, tento mostrar de forma fácil o que é cetose, o que comer na cetogênica, o que é cetoacidose e porque a cetogênica emagrece. Dieta cetogênica é uma dieta de baixo carboidrato naturalmente, no entanto isso vai um pouco além. Dieta cetogenica é caracterizada pela cetose, produção aumentada de corpos cetônicos no corpo.Espero que as coisas fiquem mais claras e que você possa ver além das balelas sobre este assunto!" ( canal Emagrecer de Vez)




A importância das flores na vida do ser humano:

Plantas e seres humanos tem muito mais em comum do que o você pode imaginar. Nosso convidado Rodolfo Schleier fala no segundo episódio da série Olhar Weleda sobre a importância das flores na nossa vida.



"O que é colágeno hidrolisado? Porque eu preciso tomar colágeno? Por que a Sanavita® tem mais de um produto a base de colágeno? Tire todas as suas dúvidas assistindo a esse vídeo."



" Para comemorar o Dia do Nutricionista, esse profissional tão importante para nossa saúde, eu vou levar vocês junto comigo para um tour na fábrica da Vitafor"

(Canal Ana Hickmann)