VITAMINAS PARA O CORPO: CONHEÇA AS MAIS IMPORTANTES

1. Vitamina A (Retinol)

Conhecida também como retinol ou ácido retinóico (por compor uma substância presente na retina), a Vitamina A atua na produção, crescimento e desenvolvimento das hemoglobinas, que são as células vermelhas do sangue. Seu maior destaque está na atuação da saúde dos olhos. Alguns alimentos que contêm uma alta concentração de Vitamina A:

  • manga: a fruta madura é muito rica nessa Vitamina;
  • leite: a versão integral é recomendada para absorver melhor a Vitamina A;
  • mamão: essa fruta contém um terço do que é necessário ingerir de Vitamina A por dia;
  • batata-doce: prefira as roxas e amarelas, que contêm uma alta taxa da Vitamina;
  • ovo: é na gema que se encontra a Vitamina e é um dos alimentos mais ricos nela;
  • queijo: opte pelos queijos minas, requeijão e prato para suprir melhor a necessidade de Vitamina A;
  • fígado de boi: importante porque seu consumo é benéfico ao sistema imunológico;
  • brócolis: a Vitamina A encontrada nele também é muito importante para o sistema imunológico;
  • laranja: muitos sabem que essa fruta é rica em Vitamina C, porém, sua composição também tem uma boa quantidade de Vitamina A;
  • cenoura: considerada como uma ótima fonte de Vitamina A, auxilia na redução do risco de câncer e retarda o envelhecimento;
  • abóbora: recomendada para quem está buscando cuidados para a pele;
  • damasco: a Vitamina A da fruta auxilia muito para que ela atue como um poderoso antioxidante;
  • pêssego: essa é a fruta mais rica em Vitamina A e tem função antioxidante;
  • espinafre: uma xícara de espinafre possui a quantidade que uma pessoa precisa da Vitamina por dia.

2. Vitamina D (Calciferol)

Vitamina D auxilia na absorção do ferro, do cálcio, fortalece a imunidade e ajuda no controle da pressão arterial, protegendo o sistema cardiovascular.  Pode ser encontrada no salmão, sardinha e gema de ovo, mas sua principal fonte são os banhos de sol diários de, em média, 15 minutos.

3. Vitamina E (Tocoferol)

A Vitamina E atua na proteção do organismo contra oxidações e radicais livres, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares e auxilia no processo de regeneração dos tecidos do corpo. Outro ponto importante é que ela atua prevenindo o câncer de próstata e pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  • castanhas;  óleo de gérmen de trigo; semente de girassol seca e torrada;
  • óleo de girassol; óleo de cártamo; avelã seca e torrada;
  • amêndoas; amendoins; óleos vegetais; nozes; couve; agrião; espinafre; alface.

 4. Vitamina K (Filoquinona)

Na verdade, a Vitamina K engloba três Vitaminas para o corpo: a Vitamina K1, Vitamina K2 (MK-4) e Vitamina K2 (MK-7). Ela é composta por várias substâncias pertencentes à coagulação do sangue. Além disso, auxilia na fixação do cálcio nos ossos e no processo de cicatrização. Outros alimentos também são ricos em Vitamina K, como estes abaixo:

tomate; batata; gema de ovo; óleo de soja; fígado; abacate.

 5. Vitamina B1 (Tiamina)

Importante aliada no combate à depressão e fadiga, a tiamina também atua na produção de ácido clorídrico e na formação do sangue. Sua absorção é prejudicada pelo consumo elevado de álcool e, por isso, sua deficiência é mais notada em pacientes alcoólatras. São alimentos ricos em Vitamina B1:

  • cereais integrais; couve; espinafre; pinhão; gema de ovo; leguminosas.

6.Vitamina B2 (Riboflavina)

Atua na coordenação motora e na cor da pele, além de participar do metabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras e na produção de energia. Como principais fontes da Vitamina B2, temos:

  • ovos; fígado; carnes magras; couve; repolho; cereais integrais; leite; espinafre.

 7. Vitamina B3 (Niacina)

Também chamada de Vitamina PP ou ácido nicotínico, tem a função de levar o oxigênio para as células. Suas ações têm influências positivas sobre o metabolismo e digestão, e podem ser facilmente notadas na saúde de modo geral, na capacidade de emagrecer e no ganho de massa muscular. Pode ser encontrada em:

  • feijão; peixe; leite; carnes magras;
  • café; ovos; amendoim; fígado; levedo de cerveja.

 8. Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Assim como a Vitamina B2, a B5 atua também na produção de energia por meio de gorduras, carboidratos, lipídios e proteínas. Além disso, ela participa da produção de anticorpos e dos hormônios supra-renais. A Vitamina B5 é encontrada em:

  • abacate; iogurte; ovos; leite; carnes; legumes.

9. Vitamina B6 (Piridoxina)

Importante não só para a saúde física, mas também para a mental, a Vitamina B6 atua na produção de hormônios, de ácido clorídrico – essencial para o bom funcionamento do estômago – e na absorção das Vitaminas B3 e B12. É possível encontrá-la em:

  • lentilha; salmão; cenoura; arroz integral; atum;
  • gérmen de trigo; carnes vermelhas.

10. Vitamina B7 (Biotina)

Muito importante na saúde capilar, a Biotina ajuda também na produção de ácidos graxos, crescimento celular e na utilização das Vitaminas do complexo B. Pode ser encontrada em:

  • gema de ovo; cereais; carnes vermelhas; abacate;
  • beterraba; vegetais verde-escuros.

11. Vitamina B9 (Ácido Fólico)

É considerado um alimento para o cérebro e participa da síntese do DNA. Sua presença nos processos de multiplicação e divisão celular é essencial e sua ausência diminui consideravelmente a defesa do organismo. Dentro os alimentos ricos nessa vitamina, podemos citar:

  • feijão;  cereais integrais; fígado;
  • milho; amendoim; levedo de cerveja.

 12. Vitamina B12 (Cobalamina)

Uma das principais Vitaminas para o corpo é a B12. Ela é indispensável na manutenção do sistema nervoso e na formação sanguínea, a cobalamina ainda contribui com o processo digestivo e absorção dos alimentos. Para ingerir mais Vitaminas B12 são recomendados o consumo de:

  • carnes;  ovos; peixes; frutos do mar; derivados de leite.

 13. Vitamina C (Ácido Ascórbico)

A Vitamina C é popularmente conhecida no combate a resfriados, mas está ligada também na formação de glóbulos vermelhos, dentes e ossos, na absorção de ferro e na composição do colágeno. Por ter propriedades antioxidantes (isto é, que retardam o envelhecimento do organismo), essa Vitamina contribui no combate aos danos causados por radicais livres.

Apesar de muito se falar que a Vitamina C é encontrada em frutas como o limão e a laranja, na realidade, os vegetais são as melhores fontes dessa Vitamina! No geral, ela pode ser encontrada em:

  • frutas cítricas; tomate; brócolis; rúcula; alface; espinafre;
  • repolho; agrião; couve-flor; salsa; pimenta; soja; nozes.

Vitaminas para os olhos

A Vitamina E tem função antioxidante e protege a membrana celular, neutralizando determinados subprodutos nocivos do metabolismo, que são os radicais livres. De acordo com alguns estudos, esta Vitamina pode contribuir na prevenção da catarata.

Assim como a E, a Vitamina C é um excelente antioxidante, auxiliando também na prevenção das cataratas. Sua eficácia fica ainda mais evidente quando consumida em conjunto da Vitamina E. Segundo estudos, a Vitamina C pode reduzir a pressão intraocular em doentes com glaucoma. Além disso, a Vitamina B2 (ou riboflavina) é de extrema importância para a atividade de várias enzimas que previnem as cataratas e protegem os olhos.

Vitaminas para cabelos e unhas

A Vitamina A é capaz de regular a multiplicação celular em nosso organismo, proporcionando maior elasticidade dos fios e também a produção sebácea no couro cabeludo, diminuindo, assim, a oleosidade.

Biotina (ou Vitamina B7), por sua vez, além de melhorar a flexibilidade e fortalecimento as unhas, seu uso tem mostrado efeitos positivos em relação à temida queda capilar. A Vitamina B5 também auxilia no combate à queda e fortalecimento do cabelo.

Inclusive, um grande aliado de homens e mulheres preocupados com a beleza dos cabelos é o Pill Food. Ele é um complexo vitamínico composto por uma poderosa combinação de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o crescimento saudável das unhas e cabelos.

Vitaminas para insônia

Em muitos casos, a insônia pode ser evitada ao se levar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação rica em nutrientes e Vitaminas para o corpo. O 5-HTP é um suplemento dietético com ação antidepressiva, ansiolítica, supressora do apetite e auxiliar no sono. Ele atua aumentando a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, estudos demonstraram que a Vitamina B12 melhora substancialmente a qualidade do sono, fazendo com que se acorde mais descansado e desperto e melhorando os seus níveis de concentração.

Vitaminas para o corpo ter mais energia

Quando se trata de ter mais energia, não podemos deixar de fora as Vitaminas do Complexo B, que tem como principal função atuar em conjunto com as enzimas para transformar carboidratos e gorduras em energia.Com tantas Vitaminas para o corpo e suas diferentes funções no organismo, é preciso atentar ao consumo diário e manter os exames sempre em dia e, se necessário, fazer uso de algum suplemento.

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