SAIBA COMO TRATAR A INSÔNIA E MELHORE SUAS NOITES DE SONO

Já é de conhecimento de muitos que dormir cerca de 8 horas por dia é essencial para a nossa saúde e bem-estar, certo? Contudo, por mais que nos esforcemos, há um mal que muitas vezes nos atormenta: a insônia. Esse é o distúrbio causado pela dificuldade não só de adormecer, mas também de manter o sono. E ela pode ser causada por diversos motivos, sendo os principais o estresse, a ansiedade, dores e doenças, aumento excessivo de substâncias (como a cafeína), medicamentos etc.

Algumas mudanças de hábito e de estilo de vida já podem ajudar muito a reduzir a ansiedade e estresse. Confira:

1. Adote bons hábitos de sono

  • Deitar-se todos os dias na mesma hora, mesmo nos fins de semana, quando possível.
  • Evitar tirar cochilos ao longo do dia, seguindo uma rotina de forma que o seu corpo se acostume sempre com os mesmos horários. não comer muito antes de deitar.
  • Não ir para cama se não estiver com sono,
  • Evitar usar a cama para outras coisas, como comer, usar o notebook etc.

 

2. Antes de dormir, relaxe!

Antes de se deitar, tome um banho quente, peça que te façam uma massagem com um óleo, medite ou mesmo beba um chá de camomila — que tem efeito calmante e relaxa seus músculos. Quando se deitar, respire lenta e profundamente algumas vezes.

Relaxe o seu corpo, começando pelos dedos pés, movimentando-os circularmente. Depois, relaxe o calcanhar, seguido pela panturrilha, joelhos, ombros, até a cabeça. Por fim, volte a respirar devagar até sentir o seu corpo tranquilo — isso aumentará as chances de você dormir logo em seguida.

3. Faça exercícios físicos

Praticar atividades físicas regularmente também diminui a tensão associada à ansiedade. Quanto a isso, uma dica é praticar corridas — o ideal, contudo, é que isso seja na parte da manhã, porque até 3 horas depois da atividade o seu corpo ficará mais acelerado. Correr libera endorfina no cérebro, que é o hormônio considerado como “química da felicidade”, e ainda equilibra o hormônio cortisol, que causa o estresse e a ansiedade.

4. Durma em um local confortável

Outro ponto importante é dormir em um local escuro, pois o estímulo visual zero melhora a qualidade do sono. Então, fique longe de aparelhos eletrônicos e desligue a televisão, abajur ou qualquer outro objeto que emita luz.

Já com relação à sua cama, garanta que o espaço que você tem para dormir não é apertado e que há conforto em seu travesseiro — ele não deve ser muito duro, nem muito macio. Se você não sentir que a sua cama ou colchão são confortáveis, talvez seja o caso de considerar uma troca.

5. Evite substâncias que causam insônia

Substâncias como a cafeína, a nicotina e o álcool podem desencadear o distúrbio, embora não estejam diretamente relacionadas à insônia. Então, algumas horas antes de ir se deitar, evite tomar refrigerantes, café e chás que contenham cafeína.

Se você é fumante, evite também fumar na parte da noite. Quanto ao álcool, apesar de ele ajudar a dormir, ele impede que o seu sono chegue em seus estágios mais profundos, podendo te estimular para que você acorde no meio da noite.

Além disso, existem ainda outras substâncias usadas em tratamentos que podem causar insônia, como medicamentos para controlar déficit de atenção, asma, antidepressivos, diuréticos, dentre outros. Se você consuma usar medicamentos para tratar essas causas, consulte o seu médico!

6. Faça psicoterapia

Fazer psicoterapia pode ser uma saída, principalmente se a pessoa sofre de outros tipos de transtornos, os quais podem acarretar na insônia. Essa é uma das melhores opções para lidar com questões como a ansiedade, preocupações excessivas, crises existenciais, dentre outras.

Uma dica é dar sempre preferência a medicamentos que não provocam dependência e que podem ser reduzidos, ou mesmo retirados, no futuro. Entretanto, lembre-se: o acompanhamento médico é essencial. Agora que você já aprendeu como tratar a insônia, saiba que existem alguns remédios naturais que também podem contribuir nesse tratamento.

Melatonina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, que é antioxidante e reduz os efeitos danosos dos radicais livres. E há ainda a Passiflora e a Valeriana, que, juntas, têm propriedades calmantes, além de sedativas e ansiolíticas! Sem dúvida, vale a pena conferi-las.

Uma boa noite de sono contribui em muito para uma vida mais longa e saudável
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