O que fazer se a taxa de triglicérides está elevada?

Substâncias que podem ajudar

Bom, primeiro, converse com o seu médico e tire todas as suas duvidas.
Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Assim como o HDL, LDL, os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.

Não é só uma dieta com muita gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar.
Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.
Um nível elevado de triglicerídeos pode ser conseqüência de outras desordens, como diabetes não controlada, por exemplo.
Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço) e depósitos de gordura na pele chamados xantomas.
Para diminuir a taxa de triglicérides no sangue faça o seguinte:
• eliminar peso para aqueles que estão acima do peso,
• diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, ter uma alimentação balanceada, (Substitua carnes com muita gordura saturadas por peixes.
• Reduza o consumo de açúcar refinado)
• praticar exercícios físicos regularmente, pelo menos 30min
• evitar o consumo de bebida alcoólica e, se necessário, tratamento medicamentoso.

Procure evitar:
Doces em geral
Frituras em geral
Manteiga, margarina e banha de porco
Pães francês, massas em geral, Pães doces e recheados
Carne com gordura e frango com pele
Leite e iogurte integral
Queijos amarelos
Açúcar
Bebidas alcoólicas e refrigerantes
Dê preferência
Frutas
Assados, grelhados e cozidos
Óleo vegetal e azeite de oliva
Pão integral, arroz integral, aveia, trigo, etc
Carne sem gordura, frango sem pele e peixes
Lei te e iogurte desnatado
Queijos brancos, ricota e cottage
Adoçantes
Suco de fruta natural, água, água de coco e chás

Níveis de Triglicerídeos:
Normal
Menor que 150 mg/dL

Um pouco elevado
150 a 199 mg/dL

Alto
200 a 499 mg/dL

Muito alto
500 mg/dL ou maior

Quando o nível alto de triglicerídeos não é causado por uma outra desordem, ele geralmente é visto em conjunto com o tratamento para diminuição dos níveis de colesterol.
• Pare de fumar. O fumo aumenta muito o risco de doenças do coração, ainda mais quando associado a um nível de triglicerídeos alto.
• Controle a pressão sangüínea. A pressão alta aumenta os riscos de doenças do coração e derrame, ainda mais quando associada a um nível de triglicerídeos alto.

Substâncias que podem ajudar:
• Óleo de Peixe – Ômega-3: O óleo de peixe ômega-3 tem se mostrado um grande aliado do coração.
• Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
• Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol.

Deixe uma resposta