Consumir alimentos integrais ajuda a prevenir doenças? Entenda o porquê!

A variedade e a boa disponibilidade de nutrientes dos alimentos integrais faz com que eles sejam indispensáveis para uma alimentação saudável e regulada, que é um dos pilares da manutenção das funções do organismo e afasta a possibilidade de riscos de doenças. A seguir, você vai conhecer detalhes de três cereais integrais e entender o porquê de eles serem protagonistas do processo de prevenção:

1. Aveia

A entrada mais vagarosa de açúcar no sangue é um fator que reduz o risco de hiperglicemia e ajuda a manter regulada a secreção da insulina. Além disso, o consumo de aveia também dá suporte à proteção das artérias, evitando a instalação de placas de gordura e diminuindo a absorção do colesterol ruim (LDL).

Esses fatores fazem da aveia um alimento especial para a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. Ela também estimula a digestão regular e a formação adequada do bolo fecal, diminuindo o risco de distúrbios ligados aos sistemas digestório e excretor. A aveia também é rica em carboidratos complexos, constituindo-se como uma ótima fonte energética, e tem grande disponibilidade de proteína vegetal, o que a torna um alimento curinga das rotinas vegetarianas e veganas.

2. Arroz

Ao contrário da opção refinada, o arroz integral é uma fonte rica de sais minerais e oferece gorduras boas, muitas vitaminas e ácido fólico (nutriente importante para a formação fetal, durante a gravidez). E, assim como a aveia, tem uma elevada quantidade de fibras.

Devido a todo esse potencial nutritivo, o arroz integral é ótimo para a prevenção de uma série de casos clínicos. Podemos começar falando sobre a saúde mental. Esse grão é bem abastecido das vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), que atuam no metabolismo cerebral, e também em manganês e cálcio, minerais que agem em conjunto na regulação do sistema nervoso. Ainda, a presença de vitamina E, um poderoso antioxidante, afasta os ricos de problemas relacionados ao envelhecimento do cérebro.

3. Cevada

Esse cereal também é bastante interessante para manter uma alimentação regular e preventiva. A cevada, assim como a aveia e o arroz, é rica em minerais, vitaminas e fibras. Ela também tem alta concentração de amido, sendo uma excelente fonte energética.

Ela pode ajudar na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e hipertensão. Do mesmo modo que os demais cereais integrais, ela diminui os índices de glicemia e gorduras no sangue, além de estimular a digestão lenta e a excreção fluida, fatores que regulam o nosso organismo.  Também tem boas quantidades de manganês e selênio, que agem como antioxidantes, evitando o envelhecimento da pele. Além disso, as vitaminas C e as do complexo B, também presentes nesse cereal, têm propriedades regeneradoras, ajudando a manter a pele renovada. Esses tipos de nutrientes, ao trabalharem na recuperação das células, afastam os radicais livres, que podem causar câncer e doenças do coração.

Consumir alimentos integrais ajuda a prevenir doenças? Entenda o porquê!

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